quinta-feira, 7 de março de 2013

A LITURGIA É O ÁPICE E A FONTE DA VIDA DA IGREJA


Devemos reconhecer as transformações da dimensão litúrgica e da mística das celebrações das últimas décadas, podemos compreender as conquistas, limites e desafios da reforma litúrgica impulsionada pelo Concílio Vaticano II como um caminho que torna a vida litúrgica a fonte e o ápice da vida cristã.
Atualmente a dimensão litúrgica na vida da Igreja constitui um dos pilares para os seguidores de Jesus Cristo. A liturgia deve favorecer tudo o que pode contribuir à união dos que creem em Cristo, e revigorar tudo o que contribui para chamar a todos ao seio da Igreja (Cf. SC 01). Através do Batismo somos incorporados na vida e missão do Filho de Deus e, portanto somos convocados a anunciar e conduzir aqueles ainda não conhece a Cristo; fazendo desta maneira com o Corpo de Cristo que é a Igreja seja fortalecido. A obra redentora acontece através do Sacramento Eucarístico e com ele se comunica aos outros o mistério de Cristo e a genuína natureza da verdadeira Igreja que é ao mesmo tempo humana e divina. E assim, a liturgia edifica a vida do humano que é orientado e subordinado ao divino (Cf. SC 02). Toda a humanidade precisa ter consciência da importância de Cristo em nossa caminhada cristã sabendo enxergar os sinais e as necessidades dos tempos atuais para que assim as ações litúrgicas tenham sentido e sejam construtoras do Reino Celeste.
A salvação de todos os homens e o conhecimento da verdade é um desejo de Deus que realiza uma aliança com a humanidade através de Cristo que é instrumento dessa salvação. Desta maneira, é do lado de Cristo agonizante sobre cruz que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja (Cf. SC 05). Recebemos um anúncio da vida, morte e ressurreição de Cristo e devemos transmiti-lo com fidelidade aquilo que vivemos; esta é a obra da salvação continuada pela Igreja através da liturgia. “Pelo Batismo os homens são inseridos no mistério pascal de Cristo. A Igreja se manifestou ao mundo no dia do Pentecostes como um sinal de toda sua ação apostólica” (Cf. SC 06). Toda a vida cristã e a liturgia são Cristocêntricas. “A presença de Cristo se faz através da pessoa do ministro que oferece pelo mistério sacerdotal, nas espécies eucarísticas, nos Sacramentos, na Palavra e na Igreja que reza que ora e salmodia” (Cf. SC 07). Como tudo necessita de uma iniciação assim na liturgia torna-se indispensável assumir uma postura diferenciada para esta vivência. “Antes de achegarem-se à liturgia os homens são chamados à fé e à conversão, pois os cristãos são a luz do mundo e dão a glória ao Pai diante dos homens” (Cf. SC 09).
A ação litúrgica exige uma resposta e “impele os fiéis a viverem em união perfeita e pede que sejam fiéis na vida a quanto receberam pela fé” (Cf. SC 10). Nosso mundo necessita de cristãos eficazes que manifestar testemunho e serem capazes de transformar as estruturas que impedem o anúncio de Cristo até os confins do mundo (Mt 28,20) e sejam capazes de “adaptarem a mente às palavras e cooperem com graça divina para não recebê-la em vão. Eles – os fiéis – devem participar da liturgia conscientemente, ativa  frutuosamente” (Cf. SC 11). O coração fala e expressa aqui que está cheio! “O cristão é chamado a oração pessoal para que esta esteja em comunhão com a oração comunitária e na missa se façam ofertas eternas diante do Senhor” (Cf. SC 12). A liturgia possui uma natureza própria e superior a todas as formas de oração e atos piedosos e é a que conduz a vida do povo cristão (Cf. SC 13).
Portanto, é importante observarmos o modo com que celebramos e deixar transparecer a figura de Cristo em nossas ações litúrgicas através da Igreja que conduz todos ao conhecimento pleno da verdade e à salvação. Beber dessa fonte é ter a consciência de que somos manifestadores da presença de Deus através do instrumento da salvação da humanidade: Jesus Cristo.

Fraternalmente,

Seminarista Edisandro Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário