terça-feira, 28 de maio de 2013

Ordenação Diaconal - Diocese de Paulo Afonso/BA

DIACONIA quer dizer SERVIÇO, então o Diácono é ordenado para SERVIR. Faz parte do ministério do Cristo Servo, que veio para servir e não para ser servido O ministério do diácono é voltado para o serviço à comunidade. A estola atravessada no peito mostra a horizontalidade de suas funções. A Lumem Gentium diz que: "servem o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade" (LG 29). 


Na liturgia eucarística, o diácono tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, fazer a homilia, quando autorizado pelo padre, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida. Deve, ainda, São ainda funções do diácono: - Instruir e exortar o Povo de Deus e incentivar a participação correta e efetiva da assembléia na divina liturgia. - Conservar e administrar a eucaristia - Administrar solenemente o batismo - Assistir e abençoar o matrimônio - Realizar o rito funeral e da sepultura - Administrar os sacramentais - Atuar, preferencialmente na caridade - Assistir a comunidade carente - Participar da administração diocesana ou paroquial

A Família Seminário Dom Mário Zanetta juntamente com a Diocese Nossa Senhora de Fátima - Paulo Afonso/BA e os familiares dos seminaristas José Raimundo dos Santos e João Batista de Souza Santana têm a alegria que convidar a você, nosso irmão e nossa irmã, para a Ordenação Diaconal que acontecerá neste sábado (dia 01 de junho) às 19 h na Catedral Nossa Senhora de Fátima em Paulo Afonso/BA. 

Queremos desta maneira compartilhar esse momento com nossa Igreja Particular e pedir as orações daqueles que não poderão comparecer. Que a bênção de Deus desce sobre todos nossos irmãos e queridas irmãs com saudações fraternas em Cristo, nosso Redentor.

Fraternalmente,

Assessoria de Comunicação 
Seminário Dom Mário Zanetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário